Marzugueira 2010


Este projecto situa-se numa pequena localidade Ribatejana, no concelho de Alvaiázere, partindo de uma preexistência em estado último de ruína. O objectivo do projecto é de reformular este vestígio de uma casa, numa habitação de veraneio, atendendo a um pressuposto construtivo de baixo recurso orçamental e rápida execução.
Podemos definir em três pontos a estratégia do projecto:
01. Assumiu-se a ruína como elemento contentor e introduziu-se um novo elemento-casa que surge descolado da ruína pré-existente. Procurou-se com esta medida simples e operativa simplificar o sistema construtivo dos elementos propositivos e ao mesmo tempo evitar absorver possíveis patologias e anomalias da pré-existência em 'estado de graça'.
Desta forma introduziu-se ao programa da casa o tema pátio, adicionando-se uma sucessão de pátios que simbolizam e intermediam a sua relação com a pré-existência, seja assinalando o momento de entrada que pontuamos com uma pequena árvore de fruto, ou para iluminação e ventilação cruzada, ou para simplesmente relacionar-se visualmente com os muros-ruína.
02. Partimos de um programa proposto pelo cliente e traduzimos em distintos volumes, aos quais procurámos atribuir diferentes qualidades espaciais.
A partir daí sugerimos que cada divisão pudesse para além de uma qualidade lumínica distinta, ter também um volume de metros cúbicos distinto e assim conferir uma maior riqueza à secção espacial do projecto.
03. Com a materialidade procurou-se responder essencialmente aos pressupostos de contenção de custo e rapidez de execução. Definiu-se o projecto com elementos modulares pré-fabricados de madeira, que permite para além de rapidez de execução, eficiência construtiva e um mínimo recurso de mão de obra disponível.
*vídeo
Arquitectura, Visualização 3d: Tiago Mota
Fase: Estudo Prévio
Cliente: MC3
Área: 120 m2